O setor jurídico passou por transformações profundas impulsionadas pelo avanço da tecnologia. Ferramentas inovadoras estão transformando o mercado jurídico, otimizando processos, reduzindo custos e tornando o direito mais acessível. Nesse cenário, as Legal Techs emergem como protagonistas da revolução digital no mundo jurídico.
Mas o que exatamente são as Legal Techs e como estão transformando a advocacia?
É isso que vamos explorar neste artigo.
O que é uma Legal tech?
O termo Legal tech (ou LawTech) refere-se a startups jurídicas e empresas que desenvolvem soluções em forma de produtos e serviços tecnológicos, que buscam melhorar processos e resolver os principais problemas do mundo jurídico.
A premissa é usar a tecnologia para facilitar a rotina jurídica e oferecer soluções tecnológicas que garantam a otimização do tempo de um advogado ou de um departamento jurídico de empresas.
As LawTechs identificam as deficiências e carências do meio jurídico a fim de proporcionar uma rotina mais eficiente e produtiva e descomplicada.
Essas soluções abrangem desde a automação de documentos e análise de contratos até inteligência artificial aplicada à pesquisa jurídica e gestão de processos. Além disso, as Legal techs tornam o setor mais ágil e acessível, democratizando o conhecimento jurídico e reduzindo a burocracia. Para advogados, escritórios e departamentos jurídicos, essas tecnologias representam eficiência e segurança na tomada de decisões.
Além de facilitar a rotina dos advogados, essas plataformas também conectam os cidadãos ao direito, ampliando sua autonomia jurídica e impactando a atuação do Poder Judiciário.
Quais os impactos das Legal Techs para o mercado jurídico.
O aumento da produtividade é o mais perceptível, à primeira vista, a burocracia e o formalismo jurídico consomem muito tempo dos profissionais da área, e grande parte das soluções tecnológicas visa justamente mudar esse cenário.
Boa parte das soluções trazidas por essas empresas visam exatamente mudar o dia-a-dia da prática jurídica. Permitindo que os advogados dediquem seu tempo para atividades mais estratégicas e intelectualmente sofisticadas, às Legal Techs contribuem para aliviar a sobrecarga desses profissionais e tornar a prática jurídica mais eficiente.
O próprio processo eletrônico no Judiciário já é um exemplo prático de como a tecnologia está reformulando a advocacia. Hoje, é possível controlar prazos processuais, monitorar e coletar informações públicas e até mesmo mediar conflitos on-line.
Nesse sentido, a lawtech oferece impactos positivos para o ecossistema jurídico. Ela ajuda, por exemplo, a
- reduzir custos;
- aumentar a produtividade e a eficiência;
- organizar os processos e atividades;
- promover transparência;
- desafogar o Judiciário;
- realizar pesquisa jurídica;
- promover maior acesso à lei.
Principais inovações que estão transformando o setor:
A aplicação de ferramentas tecnológicas para o direito atuam principalmente nos eixos de trabalho burocraticos e mecanicos e as soluções mercadológicas focam em:
- Automação de documentos: soluções de preenchimento automático de trechos de documentos legais, poupando tempo de uma tarefa repetitiva
- Jurimetria: aplicação de conceitos de estatísticas ao Direito para análises de casos e processos
- Resolução de conflitos: mediação de conflitos judiciais entre duas partes sem a necessidade de um advogado
- Aviso de atualização: a ferramenta de gestão de escritórios emite um aviso automático a cada atualização dos processos, evitando a necessidade de monitoramento
- Tratamento de dados: extração e tratamento de dados de publicações oficiais para apresentar de uma forma simples
- Compliance: monitoramento do cumprimento de leis e normas internas de uma empresa.
Principais inovações que estão transformando o setor:
1. Automação de Contratos e Documentos Jurídicos:
A criação, preenchimento e acompanhamento de contratos consomem um tempo significativo nos escritórios de advocacia.
Soluções de Automação de documentos permite a redução no tempo de produção de redação de petições e contratos, pois facilita e traz ferramentas para acompanhar, construir e consultar processos.
A ideia é gastar cada vez menos tempo com atividades repetitivas e meramente burocráticas, além de reduzir custos no setor jurídico, um dos departamentos mais onerosos de uma empresa.
Sabendo disso, algumas law techs criaram softwares de automação de documentos jurídicos e gestão do ciclo de vida de contratos e processos. O maior benefício que você pode ter com esse tipo de solução é a economia de tempo.
Ferramentas como o Contrato Revisado oferecem soluções que reduzem drasticamente o tempo de produção documental e minimizam erros, garantindo padronização, segurança e conformidade legal.
A tecnologia permite que advogados e empresas gastem menos tempo com atividades repetitivas e burocráticas e mais tempo em estratégias jurídicas essenciais para seus clientes.
2. Gestão de escritórios de departamentos jurídicos.
Quando analisamos um escritório de advocacia, praticamente mais de 70% das atividades são mecânicas e passíveis de automatização.
A tecnologia não substitui os profissionais do direito, mas organiza e alivia demandas, garantindo mais eficiência operacional e melhor gestão do tempo e recursos.
É interessante perceber, que a tecnologia, nos permite nos tornarmos mais humanos, alivia e organiza as demandas de escritórios, departamentos jurídicos e a mente do próprio profissional, que agora pode se dedicar à arte do direito, e o poder humano e criativo de atuação nesta ciência .
Os processos digitais modificaram a forma de atuação dos profissionais jurídicos. Um exemplo disso é o papel do estagiário de direito: antes eram office boy, responsáveis por transporte de processos físicos enormes até a vara de destino, hoje eles assumem um papel mais analítico, como pesquisador, não mais um carregador de processos. Aprimorando sua formação profissional e aliviando a sobrecarga do trabalho burocrático elevando sua atuação para atividades mais sofisticadas.
Sistemas especializados ajudam na gestão de equipes, processos e clientes, além de integrar áreas administrativas, como financeiro e compliance.
3. Pesquisa de jurisprudência
Pesquisas de jurisprudência demandam tempo, é necessário consultar sentenças e decisões de inúmeros órgãos diferentes, além da leitura integral de cada texto.
A tecnologia, neste sentido, ajuda a otimizar o processo de pesquisa através de um banco completo e unificado de jurisprudências que utilizam IA, Machine Learning e ferramentas de gestão de dados para otimizar e refinar as buscas. Assim o usuário pode ser filtrado por tribunais, regiões do país, assuntos etc..
A plataforma Contrato Revisado por exemplo conta com uma base sólida de dados contratuais. Oferece uma extensa base de 38 tipos de contratos, cada um contendo leis, doutrinas, jurisprudências e modelos contratuais específicos.
4. Educação e consultoria e conteúdo jurídico
Legal Techs também estão revolucionando a forma como os advogados e os cidadãos acessam conhecimento e capacitação. Algumas plataformas oferecem cursos e mentorias especializadas, permitindo que profissionais acompanhem as mais recentes mudanças na legislação. Uma lawtech pode oferecer muito mais do que um software jurídico. Ela pode atuar como uma espécie de consultoria ou site informativo, que conduz o leitor às informações acerca do setor no qual está inserido.
O Contrato Revisado, por exemplo, além de ser uma ferramenta de análise contratual, oferece um ecossistema educacional que ajuda profissionais do direito a se manterem atualizados.
Contando com uma gama de serviços para universitários sendo:
- Estudo Aprofundado de Contratos: Facilita o aprendizado e a
compreensão detalhada de contratos através de análises minuciosas,
acesso a modelos contratuais e exemplos práticos.
- Compreensão Conceitual de Leis, Doutrinas e Jurisprudência: Oferece
uma base educacional sólida que integra leis, doutrinas e jurisprudência
aplicadas aos contratos, preparando os estudantes para a prática
profissional.
- Recursos Interativos: Inclui simulações e ferramentas interativas que
permitem aos estudantes praticar a elaboração e a revisão de contratos,
aprimorando habilidades e conhecimentos práticos.
- Consultas de Dúvidas: A plataforma oferece um recurso interativo de perguntas e respostas, permitindo que usuários esclareçam dúvidas específicas sobre contratos, auxiliando-os na tomada de decisões.
A Contrato Revisado também oferece cursos e materiais especializados em Inteligência Artificial, “machine learning” e outras tecnologias emergentes, na área jurídica e de “LawTech”. Seus programas de formação são projetados para capacitar profissionais e empresas, proporcionando conhecimentos teóricos e práticos necessários para dominar a aplicação de IA em diversos setores. Além disso, nossas mentorias personalizadas ajudam a resolver desafios específicos e a desenvolver habilidades técnicas avançadas, para o mercado jurídico 4.0.
5. Mobilidade e Acesso Remoto
As transformações digitais expandem as fronteiras dos escritórios, advogados e empresas acessam contratos e processos de qualquer lugar do mundo, aumentando a mobilidade e possibilitando a atuação remota.
Os processos digitais deram start nessa revolução, mas as Legal techs vão além, com a possibilidade de aplicativos instalados diretos no celular, tornando possível o acesso e múltiplas funções ali na palma da mão em qualquer local e horário.
A plataforma Contrato Revisado por exemplo é uma plataforma Multicanal, acessível via web e aplicativos móveis (iOS e Android), garantindo flexibilidade e acesso contínuo. Com a interface intuitiva do Contrato Revisado e os prompts pré-configurados permitem que mesmo usuários sem conhecimento técnico possam utilizá-la efetivamente, contrastando com a necessidade de formatação específica de perguntas do ChatGPT.
6. Analytics e jurimetria
Algumas empresas deste ramos também oferecem ferramentas de análise de casos julgados. Elas são capazes de medir o êxito de determinados processos baseados em dados de bancos jurídicos e em jurisprudência.
7. monitoramento de dados e compliance
Existem law techs com a função de reunir e organizar informações públicas. Assim elas desenvolvem ferramentas de monitoramento e andamento de processos auxiliando os Profissionais em suas consultas processuais e monitoramento de prazos e movimentações nos mesmos.
A tecnologia também facilita a adequação e o cumprimento de normas legais nacionais e internacionais. Elas auxiliam a disseminar uma cultura organizacional que promove integridade dentro das empresas para que elas não sejam penalizadas devido à falta de ética ou qualquer irregularidade.
8 .Expansão na rede de profissionais
A tecnologia ainda pode servir como ponte entre advogados e clientes, e até mesmo ampliar o network entre advogados, trazendo uma segurança maior para quem pretende contratar um advogado e aumentando a cartela de clientes dos profissionais associados a estas empresas.
Um dos diferenciais principais do Contrato Revisado é exatamente essa possibilidade de conexão direta, conectando usuários a advogados especializados, promovendo a democratização do acesso à consultoria jurídica. Atua como um ponto de encontro eficaz entre advogados e potenciais clientes, gerando leads qualificados com base em especializações e localização geográfica.
9. Inteligência Artificial no Direito
A IA aplicada ao direito já é uma realidade. Ferramentas avançadas analisam contratos, identificam inconsistências e sugerem ajustes para garantir maior segurança jurídica.
Diferente de ferramentas como o Chat GPT, que não é especializado em direito e pode gerar interpretações imprecisas, o Contrato Revisado utiliza inteligência artificial treinada exclusivamente para o setor jurídico.
A plataforma incorpora IA para análise de texto e OCR, permitindo uma revisão rápida e precisa de contratos. Com uma base sólida de dados contratuais: Oferece uma extensa base de 38 tipos de contratos, cada um contendo leis, doutrinas, jurisprudências e modelos contratuais específicos, formando uma fundação robusta para o treinamento de algoritmos de machine learning.
Ao contrário do ChatGPT, que opera com um vasto conjunto de dados gerais, o Contrato Revisado é desenvolvido e instruído por advogados, garantindo análises e informações que
estão alinhadas com práticas jurídicas corretas e atualizadas.
10. Resolução de conflitos on-line
Hoje os advogados têm acesso às ferramentas online que fazem mediação e negociação de acordos. A mediação digital tem crescido, possibilitando soluções mais rápidas e acessíveis para disputas jurídicas.
A tecnologia permite que conflitos sejam resolvidos de forma extrajudicial, reduzindo o volume de processos no Judiciário e acelerando acordos entre as partes.
Quer saber como revolucionar sua atuação jurídica com tecnologia e inteligência artificial?



